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VENDAS PELA INTERNET

03/09/2009










Vendas pela Internet alcançam recorde



 









Vendas pela Internet alcançam recorde

Enquanto o comércio tradicional lamenta o crescimento modesto de 1% nas vendas do último Natal, em comparação com 2004, o varejo on-line comemora o crescimento de 61%.



O índice é nacional e pode ter variações positivas ou negativas, dependendo da região onde é enfocada a pesquisa.



A vibração não é para menos. Entre os dias 15 de novembro e 23 de dezembro, o faturamento do setor bateu todos os recordes em 2005: atingiu o total de R$ 458 milhões, ante os R$ 284 milhões em 2004. Se a comparação for feita com o Natal de 2003, este crescimento chega a 125%, já que o faturamento no período não passou dos R$ 204 milhões.



Desempenho surpreende

As informações surpreenderam a e-bit, empresa de pesquisa e marketing on-line que, ao divulgar o levantamento ontem, admitiu que o setor esperava um desempenho quase 10% abaixo d o registrado.



Se todo o mês de dezembro for levado em consideração, este crescimento, comparado ao último mês de 2004, é de 62%. Ao analisar todo o ano de 2005, o faturamento passou dos R$ 2,5 bilhões, ou 45% mais do que todo o ano de 2004.



Produtos procurados

Com 19% da preferência dos consumidores, os CDs/DVDs lideraram as vendas pela internet, ultrapassando livros/revistas (itens que haviam sido os mais procurados em novembro), que ocuparam, ao lado dos eletrônicos, a segunda colocação entre os mais requisitados, com 16% da preferência -nove pontos percentuais a mais do que em 2004, quando representaram apenas 7% de todas as vendas no período.



As promoções via web também ajudaram no faturamento em dezembro. As lojasamericanas.com, por exemplo, têm facilitado o acesso de webcompradores da Região Norte. Sem a cobrança de fretes para a entrega dos produtos, a quatidade de clientes tende sempre a aumentar. Outro fator que auxiliou na manutenção da alta foi a popularização da internet.



Nas lojas virtuais os preços dos produtos são em média 22,7% mais baratos que as mesmas opções encontradas em lojas de rua ou de shoppings.

Previsoes para ate 2010 são incriveis!!!











    Classes de baixa renda de olho na Internet

            

 

 Dailton Felipini

Estima-se que existam atualmente, no Brasil, cerca de trinta milhões de pessoas com acesso à Internet, das quais, cerca de quatro milhões já realizam compras on-line regularmente. O caminho natural do e-commerce, agora, além de continuar transformando os atuais internautas em consumidores, é se expandir para outras classes de renda de forma que o bom ritmo de crescimento nas vendas seja mantido.  Há algum tempo atrás, escrevi um artigo comentando que a Internet funcionava como uma enorme peneira, retendo os consumidores de renda mais alta.  Ainda não é possível dizer que essa realidade mudou, uma vez que a maior parte dos consumidores on-line ainda pertence, majoritariamente, às classes “A” e “B”, no entanto, alguns indicadores já mostram uma expansão da Internet em direção a classes de renda mais baixa. 

Mais computadores, mais vendas.  A última pesquisa de domicílios realizada pelo IBGE, o PNDA 2004, aponta que 16,3 % das residências no Brasil possuem um micro-computador, dos quais, 12,2% com acesso à Internet. Para se ter do potencial de expansão no número de computadores domiciliares no Brasil, o IBGE aponta, na mesma pesquisa, que 65% dos domicílios já possuem telefones e 90% já possuem, pelo menos, um aparelho de televisão. Também uma pesquisa recente realizada em favelas no Rio de Janeiro pela organização Núcleo de Pesquisa Favela, Opinião e Mercado. Indica que cerca de 11% dos moradores tem computadores com acesso à Internet. Com investimentos públicos como o Programa de Inclusão Digital, que irá facilitar a aquisição de computadores abaixo de mil reais e com pagamento extremamente facilitado, além da inclusão de equipamentos na maior parte das escolas públicas do país, o número de pessoas conectadas a Web deve aumentar expressivamente.  Sabe-se que o grande fator de crescimento nas vendas on-line é o aumento no número de pessoas conectadas à rede, portanto, mais computadores significam mais conexões e mais vendas pela Internet. 

Distribuição de vendas por região. Outro indicador interessante, desta vez segundo dados da empresa eBit, mostra que as vendas on-line realizadas por consumidores residentes nas regiões de menor renda per capita, como o Norte e Nordeste, vêm aumentando sua participação no total das vendas no Brasil,  diminuindo aos poucos a grande concentração do faturamento nas regiões mais ricas,  como é o caso de São Paulo. fato concreto é que, com ou sem estímulos governamentais, a quantidade de internautas e de consumidores on-line continua crescendo em ritmo forte, impulsionando o aumento das vendas, e essa tendência vai persistir por alguns anos, tendo em vista o enorme espaço para penetração da Internet no Brasil, conforme os dados apontados. Não há nenhum mistério no crescimento do e-commerce, e na expansão gradativa da Internet para diferentes classes sociais. Foi assim que ocorreu nos Estados Unidos e na maioria absoluta dos países, portanto, não é surpresa que ocorra também por aqui. É importante que os comerciantes on-line fiquem atentos a essas novas tendências. Consumidores, que até pouco tempo sequer acessavam um computador, estão aos poucos sendo apresentados à facilidade das compras on-line e produtos que até pouco tempo atrás não tinham boa aceitação na Internet, podem começar a deslanchar nas estatísticas de venda. 


Dailton Felipini. é Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e professor de Comércio Eletrônico  na Universidade Mackenzie. É editor dos sites: www.e-commerce.org.br  e   www.abc-commerce.com.br  e autor de quatro  ebooks  sobre Comércio Eletrônico.  




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